segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AGENTES DO DESEQUILÍBRIO

A escalada do progresso técnico humano pode ser medida pelo seu poder de controlar e transformar a natureza. Quanto mais rápido o desenvolvimento tecnológico, maior o ritmo de alterações provocadas no meio ambiente. cada nova fonte de energia dominada pelo homem produz determinado tipo desequilíbrio ecológico e de poluição. A invenção da máquina a vapor, por exemplo, aumenta a procura pelo carvão e acelera o ritmo de desmatamento. A destilação do petróleo multiplica a emissão de gás carbônico e outros gases na atmosfera. Com a petroquímica, surgem novas matérias-primas e substâncias não-biodegradáveis, como alguns plásticos.

Preocupação dos Ecologistas

A principal preocupação dos ecologistas, tem sido o meio ambiente, que com o passar dos anos, e o advento da tecnologia (várias invenções que provocam o desequilíbrio ecológico) tem sido destruído, prejudicando fauna, flora e a própria vida do homem na terra.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Erosão


Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas ( areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. A erosão destrói os solos e as águas e é um problema muito sério em todo o mundo. Devem ser adaptadas práticas de conservação do solo para minimizar o problema. Em solos cobertos por floresta a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.
No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da erosão. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento da terra. O vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão.
Quando um vulcão entra em erupção quase sempre ocorre um processo de erosão, pois a quantidade de terra e rochas deslocadas é grande. A mudança na composição química do solo também pode provocar a erosão.
O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Essa infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão.
Atividades de mineração, de forma desordenada, também podem provocar erosão. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minério, os solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação.
A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. Os prejuízos econômicos também são significativos, pois é comum as erosões provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte.

Formas de evitar:

* Não retirar coberturas vegetais de solos, principalmente de regiões montanhosas;
* Planejar qualquer tipo de construção ( rodovias, prédios, hidrelétricas, túneis, etc) para que não ocorra, no momento ou futuramente, o deslocamento de terra;
* Monitorar as mudanças que ocorrem no solo;
* Realizar o reflorestamento de áreas devastadas, principalmente em regiões de encosta.

Diminuição da Biodiversidade


A biodiversidade traduz-se na riqueza natural constituída pelo conjunto de espécies vivas de uma região ou de toda a Terra. É uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico. Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies. Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da " megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.
* A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.
* A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.
* A sociedade moderna- particularmente o países ricos- desperdiça grande quantidade de recursos naturais. A elevada produção e uso de papel, por exemplo, é uma ameaça constante às florestas.
* A exploração excessiva de algumas espécies também pode causar a sua completa extinção. Por causa do uso medicinal de chifres de rinocerontes em Sumatra e em Java, por exemplo, o animal foi caçado até o limiar da extinção.

* A poluição é outra grave ameaça à biodiversidade do planeta. Na Suécia, a poluição e a acidez das águas impede a sobrevivência de peixes e plantas em quatro mil lagos do país.
* A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas também pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país.
* Um caso bem conhecido é o da importação do sapo cururu pelo governo da Austrália, com objetivo de controlar uma peste nas plantações de cana-de-açúcar no nordeste do país.
* O animal revelou-se um predador voraz dos répteis e anfíbios da região, tornando-se um problema a mais para os produtores, e não uma solução.
É isso mesmo. Vamos parar de poluir, de jogar lixo nos rios, mares, em todo tipo de ecossistema.

Impactos Ambientais

O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente.
Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais, com isso o impacto ambiental começou a aumentar gradativamente. Pois para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, além do mais, a madeira derrubada servia para construir abrigos mais confortáveis e obtenção de lenha. A partir desse momento, começou a se tornar mais visível os impactos ambientais causados pelo homem como, por exemplo, a alteração em certas cadeias alimentares.

Alguns impactos ambientais:

* Diminuição da biodiversidade;
* Erosão;
* Inversão térmica;
* Ilha de calor;
* Efeito Estufa;
* Destruição da camada de ozônio;
* As chuvas Ácidas;
* Mudanças climáticas, etc.

O que fazer para diminuir os impactos ambientais:

* Reflorestar as áreas desmatadas;
* Criar um processo de despoluição dos nossos rios, córregos, etc;
* A aplicação do desenvolvimento sustentável;
* Uso consciente dos recursos naturais;
* Evitar qualquer tipo de poluição;
* Conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental;
* Criar leis que garantam essa preservação, etc.

É isso ai, galera. Vamos ficar atentos a todo tipo de impacto ambiental, vamos fazer com que esse planeta continue habitável para todas as espécies. Fiquem atentos!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Queridos habitantes do planeta

Olá, galera.Vim aqui hoje para falar o objetivo desse blog, que nada mais é, alertar os seres humanos sobre a condição alarmante que o nosso planeta se encontra. Precisamos nos unir, no único fim de salvar o planeta Terra e nosso ambiente e além de tudo, tentar ajudar aqueles que ainda não conseguem enxergar o risco que corremos deixando esse assunto em vão. A seguir, leia atentamente a essa carta, de uma mulher que tem sede por um ambiente melhor. Leia com carinho:
" Hoje estou aqui, escrevendo esta carta, para pedir-lhes ajuda. O nosso planeta está morrendo, pois não suporta mais tamanha poluição. Homens queimando nossa floresta a troco de nada. Pessoas desmatam a nossa mais bela riqueza, destruindo diversos habitats, fazendo com que animais saiam de seus lugares. O ar não é mais puro e sim poluído. O nosso maior medo se realizou, o medo de viver num planeta onde todos estão vendo o que está acontecendo, mas ninguém faz nada; um medo que toma conta de todos nós, habitantes desse planeta, é ver como ele está sendo destruído pela humanidade. O planeta há muito tempo pede socorro num grito de alerta, como se estivesse a dizer o grande perigo que está por vir. A cada dia que passa, o que era visto apenas como suspeita agora passa a se tornar verdade, o planeta Terra está morrendo de forma lenta. O verde do nosso planeta está se transformando no preto ou cinza, numa proporção devastadora. Não adianta mais fechar os olhos para não ver, fechar os ouvidos para não ouvir e fingir que nada disso está acontecendo, porque os efeitos já estamos sentindo na pele provocados pelo abandono ao nosso planeta. Se não for feito algo agora, futuramente, a planeta Terra será sim, devastado. E não seria um futuro tão distante do jeito que estão fazendo. Peço que leiam esta carta com muito carinho, que foi escrita em forma de manifesto com a intenção clara de revelar nossos sentimentos em relação ao que está acontecendo. Na verdade, o desejo de todos nós se define em um firme propósito, que é o de salvar o nosso planeta, para que nele se possa habitar vidas de todas as espécies. Vamos abraçar essa causa, porque será melhor para todos nós."
É isso ai. Vamos abraçar essa causa e salvar o mundo, porque isso é o único jeito de conseguirmos viver no planeta. Queria agradecer também a essa mulher que escreveu a carta e que pediu para que sua identidade não fosse revelada. Muito Obrigada!
Ah! Continue lendo nosso blog que a cada dia terá mais novidades.