segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Impactos Ambientais

O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente.
Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais, com isso o impacto ambiental começou a aumentar gradativamente. Pois para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, além do mais, a madeira derrubada servia para construir abrigos mais confortáveis e obtenção de lenha. A partir desse momento, começou a se tornar mais visível os impactos ambientais causados pelo homem como, por exemplo, a alteração em certas cadeias alimentares.

Alguns impactos ambientais:

* Diminuição da biodiversidade;
* Erosão;
* Inversão térmica;
* Ilha de calor;
* Efeito Estufa;
* Destruição da camada de ozônio;
* As chuvas Ácidas;
* Mudanças climáticas, etc.

O que fazer para diminuir os impactos ambientais:

* Reflorestar as áreas desmatadas;
* Criar um processo de despoluição dos nossos rios, córregos, etc;
* A aplicação do desenvolvimento sustentável;
* Uso consciente dos recursos naturais;
* Evitar qualquer tipo de poluição;
* Conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental;
* Criar leis que garantam essa preservação, etc.

É isso ai, galera. Vamos ficar atentos a todo tipo de impacto ambiental, vamos fazer com que esse planeta continue habitável para todas as espécies. Fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e debata conosco para tentarmos achar uma saída e várias medidas para libertar o nosso planeta desse perigo que ele corre.